30/11/2020 - Por: Galvan Engenharia
compra-e-venda-capa

5 PASSOS na DOCUMENTAÇÃO de COMPRA e VENDA de um imóvel

Você sabe quais as etapas para obter a documentação de compra e venda do seu imóvel?
Se você ainda tem dúvidas, vem conferir esse post que a gente explicou tudinho.

Está decidido a fechar negócio naquele imóvel dos seus sonhos e chegou a hora de providenciar a papelada. Então, vamos lá!
Para saber como encontrar o imóvel ideal CLIQUE AQUI.

1. CONTRATO DE COMPRA E VENDA

Primeiramente você e seu parceiro de negócio deverão elaborar um CONTRATO DE COMPRA E VENDA, que pode ser feita pelo corretor de imóveis ou um advogado.

Neste documento serão descritas as condições de compra e venda, formas de pagamento, prazos, cláusulas rescisórias, juros e multas.

É importante que você saiba que o contrato de compra e venda NÃO tem validade de transferência de propriedade do imóvel.

contrato-de-compra-e-venda

2. ESCRITURA PÚBLICA

Se você comprou um imóvel na planta, terá que esperar a instituição de condomínio para prosseguir com a documentação de transferência do imóvel.

Caso contrário, poderá partir para o passo 2, a ESCRITURA PÚBLICA.

Se você for financiar o imóvel , o contrato do banco irá substituir a escritura pública.

Este é um documento de transição entre o CONTRATO e a TRANSFERÊNCIA DE MATRÍCULA propriamente dita. E é nesse momento que é pago o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

A Escritura Pública é feita no Tabelionato de Notas, e reúne informações sobre a negociação e as partes envolvidas, mas ainda NÃO é o documento de transferência de propriedade do imóvel.

escritura-publica

3. REGISTRO DE IMÓVEL

Pronto, chegou a hora de ter o tão sonhado imóvel no SEU NOME.

Para isso, você precisará fazer o REGISTRO DE IMÓVEL NA MATRÍCULA no Cartório de Registro de Imóveis, com a averbação da transferência de titularidade na matrícula do imóvel.

Este documento contém todo histórico ligado ao imóvel, tais como: localização, metragem do terreno, proprietários antigos e atuais, número de cadastro junto à prefeitura, etc.

Enfim, o imóvel é de fato SEU!

registro-de-imovel