17/06/2021 - Por: Galvan Engenharia
fissuras-trincas-rachaduras-capa

FISSURAS, TRINCAS e RACHADURAS quando devo me preocupar?


Mesmo que a edificação seja nova, é comum o surgimento de pequenas "cicatrizes" nas paredes. Isso ocorre porque parte da construção ainda está se acomodando.
Mas então como saber quando devo me preocupar?
Vem com a gente entender um pouco mais sobre FISSURAS, TRINCAS e RACHADURAS.

1. FISSURAS

Aberturas superficiais (aprox. 1mm), estreitas e alongadas que surgem na pintura e massa corrida, de modo geral não apresentam perigo, e são chamadas de FISSURAS.

construcao-predio-concreto-fissuras

Estas fissuras ocorrem principalmente devido a retração (perda de água) dos materiais de acabamento como tintas e argamassas.

2. TRINCAS

Se a abertura for mais profunda, entre 1 e 3mm de espessura, e estiver atingindo outros elementos como azulejos e outros revestimentos, são chamadas de TRINCAS, e merecem uma atenção maior.

construcao-predio-concreto-trincas

Elas surgem principalmente devido a variação de temperatura (paredes com alta incidência de sol) que faz com que os materiais contraiam e dilatem com maior intensidade.

3. RACHADURAS

Agora se a abertura for grande, com espessura acima de 3 mm, por onde podem entrar água, luz e vento; ou ainda, se ela estiver na diagonal com ângulo de 45º, é importante ficar alerta e acionar uma avaliação técnica imediatamente.

construcao-predio-concreto-rachadura

Estas aberturas são chamadas de RACHADURAS, ocorrem devido à problemas estruturais e por isso requerem cuidado imediato.


LEMBRE-SE
- Trincas e fissuras devem ser sempre observadas e acompanhadas pois podem evoluir para uma rachadura.
- Na dúvida, contate o responsável técnico da obra.